Publiquei uma singela contribuição ao debate educacional. Um artigo que compila e organiza, demonstrando a organicidade entre o programa e o discurso do presidente, assim como dos ministros da Educação no primeiro ano de governo. Nossa intenção é ajudar na análise da conjuntura. É parte da coletânea “Rumos da Educação”, da Editora Diálogo Freireano. Abaixo segue um resumo, o link para o artigo completo e a folha de rosto.

RESUMO

A disputa de rumos da educação superior e das políticas para as universidades federais marcaram a dicotomia entre os governos brasileiros, nos últimos 30 anos. Atualmente, após a vitória eleitoral de Jair Messias Bolsonaro , a educação superior é alvo de críticas e declarações polêmicas das autoridades governamentais. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo elaborar hipóteses sobre os rumos da educação superior brasileira a partir da análise e comparações entre o programa eleitoral de Bolsonaro para a educação superior em 2018 e discursos, pronunciamento e entrevistas do presidente, ministro e ex-ministro da Educação. Utilizamos técnicas de análise de conteúdo (BARDIN, 2010) para extrair do corpus documental pistas necessárias ao objetivo do estudo. O percurso lógico iniciou na definição das concepções de educação e universidade do governo a partir do programa e discursos, continuou no desvelamento dos diagnósticos que o governo faz sobre educação e a educação superior, pavimentando caminho para o aparecimento das pistas que indicam as perspectivas e rumos do governo federal para o setor. Os dados permitiram concluir que os rumos da educação superior no Brasil podem culminar no completo empresariamento da gestão, na desresponsabilização do Estado como principal promotor do financiamento, além da suplantação do contraditório.

Artigo completo para leitura disponível AQUI
Livro completo pode ser acessado AQUI

Folha de rosto do livro

Para comprar o livro completo, impresso, entre em contato com a editora