Rafael Pereira é Pedagogo formado na Universidade Estadual de Campinas (2006), Mestre em métodos e gestão da avaliação [Educacional] pela Universidade Federal de Santa Catarina pela UFSC (2015) e Doutor em educação (Políticas Educacionais) pela UFPR (2020). Foi supervisor pedagógico concursado, Diretor de Educação Infantil (2009-2010) e Secretário Municipal de Educação (junho/2009- abril/2010) na Prefeitura Itajubá, cidade encravada nos vales sul mineiros da Serra da Mantiqueira, onde cresceu e estudou até o ensino médio, sempre em escola pública.
Desde novembro de 2010 é trabalhador Técnico-Administrativo em Educação de Instituição Federal de Ensino (cargo: Pedagogo-área). Atuou até fevereiro de 2012 na Universidade Federal de Itajubá (Unifei), quando foi redistribuído para a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e lotado no Núcleo de Publicações do Centro de Ciências da Educação, onde exerceu a função de Editor Técnico até 2020. Atualmente está em exercício na coordenação do curso de graduação em Pedagogia da UFSC.
Foi militante político e, atuando no movimento sindical, exerceu mandatos na direção do Sindicato de Trabalhadores em Educação da UFSC (SINTUFSC) e na Direção Nacional da FASUBRA-Sindical. Acredita na superação do capitalismo pela forma democrática, por um sistema econômico mais avançado, em que não haja exploração do homem pelo homem, nem propriedade privada dos meios de produção e todos tenham condições de desenvolver a totalidade de suas potencialidades humanas, materiais e espirituais.
Também atua profissionalmente como editor-chefe no Jornal Tribuna Universitária, como produtor editorial no escritório de serviços editoriais Trem da Ilha e como Editor nos selos Edições 234 e Enunciado Publicações.
Neste momento experimenta buscar a sanidade mental e o foco para as tarefas diárias através da sanidade física, a qual pretende conquistar plenamente se tornando atleta master amador de remo olímpico e corrida de rua. É Vascaíno não praticante!
Facebook: https://www.facebook.com/rafaelpereira1982
Twitter: @_rafaelpereira
Foi candidado a vereador pelo Partido dos Trabalhadores, incubido da responsabilidade de transportar a voz da juventude trabalhadora e estudante na tentativa de consolidação e ampliação de direitos. Liderou movimentos importantes para a classe trabalhadora no município de Itajubá, podemos citar: Plebiscito pela reestatização da companhia Vale do Rio Doce, Luta pela redução da passagem de onibus e pela consolidação do meio passe estudantil, construção e reconstrução das agremiações de estudantes nas escolas públicas e articulação dos Diretórios e Centros Acadêmicos. Membro-fundador do Movimento da Juventude Popular, onde se consagrou como o principal responsavel pela formação política de inúmeros jovens secundaristas itajubenses (hoje, em grande maioria, universitários)
Ao Liderar o Movimento da Juventude Popular (M.J.P.), incentivou jovens até então abstantes da política municipal, regional e nacional a se organizarem e conduzirem debates de grande importância para a comunidade como a proposta da realização da 1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA JUVENTUDE idealizando a COMISSÃO ORGANIZADORA que coordenaria ações acerca do evento.Hoje podemos afirmar que graças as ações deste militante Itajubá pode ser pontuada novamente nos Movimentos Estudantis ( M.Es.)tendo até membros de diretorias na esfera estadual da União Nacional dos Estudantes(U.N.E.).
Fala Rafa!
Parabéns pelo blog, camarada!
Vamos nos comunicando por aqui…
Estou refletindo sobre minha fome…
Como escrevo sobre ela? Como um comentário?
Abraço!
Parabéns pelo BLOG.
Sugestão: pare com essa mania de esquerdista anacrônico de aportuguesar palavras mundialmente consagradas. É BLOG e pronto.
Obrigado por nos visitar…seja bem vindo. Ah sugestão anotada. Mas o blogue é meu né, ai eu escrevo como eu quiser…hehehehe