Rafael Pereira é Pedagogo formado na Universidade Estadual de Campinas (2006), Mestre em métodos e gestão da avaliação [Educacional] pela Universidade Federal de Santa Catarina pela UFSC (2015) e Doutor em educação (Políticas Educacionais) pela UFPR (2020). Foi supervisor pedagógico concursado, Diretor de Educação Infantil (2009-2010) e Secretário Municipal de Educação (junho/2009- abril/2010) na Prefeitura Itajubá, cidade encravada nos vales sul mineiros da Serra da Mantiqueira, onde cresceu e estudou até o ensino médio, sempre em escola pública.

Desde novembro de 2010 é trabalhador Técnico-Administrativo em Educação de Instituição Federal de Ensino (cargo: Pedagogo-área). Atuou até fevereiro de 2012 na Universidade Federal de Itajubá (Unifei), quando foi redistribuído para a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e lotado no Núcleo de Publicações do Centro de Ciências da Educação, onde exerceu a função de Editor Técnico até 2020. Atualmente está em exercício na coordenação do curso de graduação em Pedagogia da UFSC.

Foi militante político e, atuando no movimento sindical, exerceu mandatos na direção do Sindicato de Trabalhadores em Educação da UFSC (SINTUFSC) e na Direção Nacional da FASUBRA-Sindical. Acredita na superação do capitalismo pela forma democrática, por um sistema econômico mais avançado, em que não haja exploração do homem pelo homem, nem propriedade privada dos meios de produção e todos tenham condições de desenvolver a totalidade de suas potencialidades humanas, materiais e espirituais.

Também atua profissionalmente como editor-chefe no Jornal Tribuna Universitária, como produtor editorial no escritório de serviços editoriais Trem da Ilha e como Editor nos selos Edições 234 e Enunciado Publicações.

Neste momento experimenta buscar a sanidade mental e o foco para as tarefas diárias através da sanidade física, a qual pretende conquistar plenamente se tornando atleta master amador de remo olímpico e corrida de rua. É Vascaíno não praticante!

Facebook: https://www.facebook.com/rafaelpereira1982
Twitter: @_rafaelpereira